Do fechamento à fidelidade: Táticas para um pós-venda de sucesso

Um pós-venda de sucesso oferece inúmeras vantagens para as empresas. No entanto, não raro, essa etapa do processo é deixado de lado e sua importância não é percebida, já que deve acontecer depois do cliente comprar um produto ou serviço, quando a equipe de vendas acha que o processo foi concluído.

A verdade, entretanto, é que o pós-vendas consiste em uma etapa fundamental no processo de vendas. Afinal, além de garantir a satisfação do cliente e aumentar a sua fidelização, é o jeito certo de gerar novas oportunidades de negócio.

Por isso, é importante que as empresas dediquem tempo e recursos para desenvolver estratégias de pós-venda de sucesso, que sejam capazes de atender às expectativas dos clientes e agregar valor ao negócio.

Então, se você tem interesse no assunto e quer saber mais, continue com a leitura deste artigo e aprenda a importância do pós-venda e como fidelizar clientes de maneira assertiva.

Importância do pós-venda para pequenos negócios

A importância do pós-venda para empreendedores individuais e pequenas empresas está no fato de ser o momento certo para garantir que o consumidor fique satisfeito com a compra realizada. Com isso, é possível aumentar a sua fidelização, tornando o cliente mais propenso a realizar novas compras, pois já conhece a empresa, e a indicá-la para amigos e familiares.

Além disso, o pós-vendas pode ser uma oportunidade para realizar upsell, que ocorre quando o vendedor oferece produtos complementares ou de maior valor para o consumidor, resultando no aumento do ticket médio dos clientes. Da mesma forma, é possível investir no cross sell, que envolve a venda de um produto ou serviço adicional.

Outro motivo da importância do pós-venda consiste em ser uma maneira eficiente de obter o feedback sobre a compra. Assim, ao entrar em contato com o consumidor, é possível identificar problemas ou insatisfações e agir para solucioná-los.

Essa é uma estratégia de pós-venda de sucesso, uma vez que tem potencial para melhorar a imagem da empresa junto aos clientes e, por consequência, a sua reputação no mercado.

Qual a diferença entre follow up e pós-venda

Follow up e pós-venda são duas estratégias distintas, embora muitas vezes sejam confundidas. Desse modo, o follow up é a ação de entrar em contato com o cliente após uma reunião ou uma apresentação de venda, por exemplo, a fim de confirmar o seu interesse ou tirar dúvidas sobre o produto ou serviço oferecido.

Já o pós-venda é uma estratégia mais ampla, que engloba todas as ações realizadas pela empresa após a venda, com o objetivo de garantir a satisfação do cliente e fidelizá-lo. É por isso da importância do pós-venda, que consegue corrigir possíveis problemas que ocorrem nas etapas anteriores à compra.

Portanto, enquanto o follow up é uma ação pontual, o pós-venda é um processo contínuo, que pode envolver desde um simples e-mail de agradecimento até a realização de pesquisas de satisfação e a oferta de suporte técnico ao cliente.

Principais táticas para um pós-venda de sucesso

Existem diversas táticas para um pós-venda de sucesso, sendo que o mais adequado para o seu negócio pode variar de acordo com o perfil da empresa e do cliente. Então, confira a seguir algumas das principais estratégias:

Disponibilizar suporte técnico

Uma tática para um pós-venda de sucesso consiste em disponibilizar um canal de atendimento eficiente e direto com a empresa para o cliente tirar dúvidas ou solucionar problemas relacionados ao produto ou serviço adquirido, logo após sua compra.

Afinal, para ele ter interesse em adquirir mais um produto ou serviço da marca, é essencial que tenha uma experiência satisfatória do começo ao fim, inclusive, depois de testar o que foi adquirido.

Realizar pesquisas de satisfação

Enviar pesquisas de satisfação para os clientes é também uma estratégia para fidelizá-los, pois com as respostas obtidas é possível avaliar como ele se sente a respeito da marca.

Ou seja, entender como foi a qualidade do atendimento que recebeu e identificar se ficou satisfeito com o produto ou serviço comprado. Assim, caso tenha ocorrido algum problema, ainda está em tempo de corrigi-lo e garantir que o consumidor volte a comprar da sua marca.

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Oferecer brindes e descontos

A oferta de brindes ou descontos é outra tática simples e muito eficiente para um pós-venda de sucesso. Desse modo, aumentam as chances dos clientes realizarem novas compras ou até mesmo indicarem a empresa para amigos e familiares.

Além disso, a importância do pós-venda dá-se porque, quando a relação com o cliente torna-se forte e duradoura, ele pode fazer com que a sua empresa receba novos consumidores de maneira permanente.

Enviar conteúdo relevante

Por fim, mas não menos importante, a estratégia de enviar conteúdo relevante para o cliente garante um pós-venda de sucesso. Para tanto, é possível investir no envio de e-mail marketing com dicas de uso do produto ou informações sobre novidades relacionadas ao segmento de mercado em que a empresa atua.

Em outras palavras, o importante é garantir que o cliente permaneça informado sobre a sua marca e, por consequência, interessado em fazer novas compras, resultando em um pós-venda de sucesso.

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