De volta às raízes: Porque o marketing offline ainda é vital para empresas

Embora o marketing digital seja fundamental nos dias de hoje, não se pode subestimar o poder e a eficácia das estratégias de marketing offline. Afinal, tratam-se de táticas tradicionais que continuam desempenhando um papel bastante relevante na construção de uma marca.

Desse modo, contribui com ações que têm como objetivo alcançar novos clientes e, por consequência, impulsionam as vendas. Além disso, alguns tipos de empresas se beneficiam ainda mais com o marketing tradicional, a exemplo dos negócios locais, que estão geograficamente próximos dos clientes. 

Nesse cenário, existem muitos exemplos de marketing offline vantajosos e para inspirar você a investir em estratégias que não sejam apenas através da internet, continue com a leitura deste artigo e confira as dicas e informações dos tópicos a seguir. 

Porque investir em marketing offline nos dias de hoje

O marketing offline mostra-se ainda muito vantajoso porque, acima de tudo, é uma forma de se aproximar das pessoas e criar relacionamentos, os quais são sempre eficientes para gerar confiança em uma marca. E por consequência, contribuir com a conversão de vendas.

Afinal, apesar das vendas online ganharem cada vez mais espaço, os negócios locais com endereço físico conseguem uma proximidade com o público que nenhuma ferramente digital atinge.

Desse modo, investir em ações de marketing tradicional é também participar de eventos e da comunidade da região onde a empresa está localizada. Ou seja, é realmente se aproximar do público, conversando cara a cara e oferecendo um atendimento personalizado.

Além disso, com as ações offline, as empresas obtém mais um benefício, que é a divulgação da sua marca no boca a boca. Ou seja, os clientes falando sobre os seus produtos e serviços para outras pessoas próximas e que vivem na mesma região, resultando em um maior número de vendas.

 Como o marketing offline pode ajudar a sua empresa 

Há diversos exemplos de marketing offline eficientes para conquistar novos clientes e mesmo fidelizar quem já conhece uma marca. Veja a seguir algumas ideias para inspirar em sua próxima campanha:

Panfletagem e anúncios em jornais e revistas locais 

Panfletagem e anúncios em revistas e jornais de circulação local são ações de marketing tradicional ideais para negócios locais. Assim, a panfletagem pode acontecer no entorno da empresa para divulgar o seu endereço e promoções, bem como produtos e serviços. 

Já os anúncios podem ser veiculados em revistas e jornais locais, que circulam na região que a sua empresa atende. Também são ações eficazes para mostrar o seu serviço ou produtos para potenciais clientes, além de contribuir com outros negócios locais.

Parcerias locais para potencializar o marketing da sua empresa

Outros exemplos de marketing offline são as parcerias locais, sendo que nesse caso as melhores parceiras são outras empresas que tenham um público semelhante ao seu, mas não sejam concorrentes diretos.

Com isso, é possível fazer promoções em conjunto e oferecer os produtos e serviços em pacotes exclusivos. Para tanto, busque parceiros em potencial e faça uma proposta de trabalho em conjunto. 

Carros de som como exemplos de marketing offline

Os carros de som consistem em outras ações de marketing offline com potencial para dar visibilidade a sua marca em uma determinada região. Aliás, essa estratégia é muito assertiva se o seu negócio conta com loja física, pois é uma forma de convidar o público a conhecê-la.

Além disso, tem baixo custo por hora e consegue abranger uma grande área, pois o veículo costuma passar por diferentes bairros da cidade, aumentando o impacto da ação. Por outro lado, é adequado verificar as leis no seu município a respeito desse tipo de iniciativa.

Divulgação da sua marca em emissoras de rádio

Mais uma ação que pode oferecer um ótimo retorno são os anúncios nas emissoras de rádios. Inclusive, as rádios comunitárias e pequenas emissoras da sua região, que contam com o melhor custo-benefício.

Nesse sentido, uma dica para divulgar em rádios pequenas é, em vez de pagar pela propaganda comum em forma de vinheta, patrocinar um dos programas da rádio. Para tanto, escolha aquele que mais se aproxima do seu público consumidor. Além de ser uma alternativa com ótimo retorno, também possui baixo investimento.

Enfim, o segredo é ter criatividade e sensibilidade para perceber qual a melhor alternativa para sua empresa. Mesmo em um mundo cada vez mais digital, o marketing offline continua sendo uma ferramenta valiosa para pequenas empresas, complementando e reforçando suas estratégias de marketing online.

A Cypriano Consultoria conhece a maneira perfeita de colocar em prática as principais ações de marketing offline de acordo com o perfil da sua empresa. Afinal, a longa experiência em ações assertivas de publicidade que possui permite criar estratégias eficientes de acordo com os objetivos do seu negócio. Entre em contato hoje mesmo para descobrir como podemos impulsionar a sua marca para o sucesso!”

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