A relação entre a sua empresa e o consumidor através das mídias sociais

A Internet possibilitou novas formas das empresas se comunicarem com o seu público-alvo e de geração de valor. Dentro desse contexto, as mídias sociais assumem papel importante na criação de novas formas de captação e relacionamento com os clientes.

A forma de utilização das ferramentas digitais pelos consumidores está alterando a forma como compartilham, descobrem ou compram e usam seus produtos e principalmente a forma que podem influenciar na reputação e construção das marcas. Dessa forma, essas novas tecnologias nos obrigam a pensar de maneira diferente sobre a forma que compreendemos a criação de valor para nossos clientes.

Conquiste o cliente através da atenção

Conseguir a atenção do consumidor está cada vez mais difícil, principalmente na internet, onde a enorme quantidade de informações e conteúdos produzidos, pelos quais somos bombardeados diariamente, afetam as nossas estratégias de consumo.

Devo deixar claro que na internet o seu negócio não concorre somente com as empresas que atuam no mesmo segmento que o seu, a disputa pela atenção do seu público é dividida com influenciadores, amigos, parentes, memes, portais de notícias, além de negócios de outras áreas.

Se os seus consumidores não acham interessantes os conteúdos produzidos e patrocinados pela sua empresa, com certeza eles não perderão tempo acompanhando, e por isso surge a importância de focar na qualidade e relevância da informação gerada para que se consiga atrair a atenção de potenciais clientes.

Ainda no mesmo contexto,fica o questionamento: como a sua empresa pode atrair a atenção e novos clientes em um ambiente extremamente disputado?

O papel do marketing e das mídias sociais

O papel do marketing está além de buscar uma quantidade de consumidores, tentando alcançá-los também em qualidade, de forma que se obtenha sucesso para o seu negócio, sendo fundamental compreender, encantar e corresponder aos desejos dos clientes. Para isso, uma gestão de relacionamento será de extrema importância.

Ter uma presença ativa nas mídias sociais, por exemplo, tendo uma página no Facebook, no Instagram e utilizando o WhatsApp como canal de comunicação, poderá ser de extrema importância para garantir proximidade do seu negócio com os seus clientes. Desenvolver o interesse do consumidor nesse meio, de forma recorrente, poderá influenciar no seu comportamento de compra.

No mercado existem diversas redes sociais para você utilizar nas suas estratégias de marketing, comunicação e publicidade, que servirão tanto para anunciar produtos, serviços e infoprodutos. Contudo, é extremamente importante compreender, qual ou quais as melhores redes a serem utilizadas em suas estratégias.

Por isso, compartilho algumas dicas para você escolher a rede social ideal para sua empresa:

  • Tenha claro os objetivos do seu negócio. O que você deseja com as mídias sociais? Fortalecer sua marca, gerar engajamento, estreitar a relação com o cliente ou aumentar as vendas?
  • Analise o perfil do seu público-alvo. Tenha o conhecimento de seus clientes ou potenciais clientes para compreender em qual rede social eles estão mais presentes e quais utilizam com mais frequência.
  • Invista em conteúdo de qualidade.

Concluindo, utilize as mídias sociais para munir seus clientes de informações importantes, esclarecendo os diferenciais da sua marca em busca de convencê-los a optar por ela como a melhor opção. Mas deve se atentar e tomar cuidado, pois este ambiente é dinâmico e nele é o cliente quem dita as regras.

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