Eu tenho visto muitas empresas abrindo vagas para profissionais serem responsáveis pelo setor ou atuarem no marketing — o que é muito positivo, pois demonstra que cada vez mais se está criando uma maturidade e dando uma importância maior para os profissionais e para a área. Mas infelizmente, essa demanda muitas vezes não acompanha alguns critérios, que devem ser analisados de forma clara e objetiva pela empresa que deseja realizar a contratação. Por isso, o objetivo desse conteúdo é poder responder alguns questionamentos e deixar uma reflexão sobre o tipo de profissional de marketing que sua empresa precisa.
Cada vez mais os empreendedores estão buscando conhecimento para entender as mudanças rápidas do mercado, e considero extremamente válida a busca desse conhecimento por demonstrar profissionalismo e ajudar a compreender melhor o contexto em que o seu negócio vive, até por que com o crescimento do uso da internet e dos ambientes virtuais, novos recursos ficam disponíveis, tornando o marketing digital muito vantajoso e até barato em relação ao marketing tradicional.
Contudo, é preciso deixar claro que se você fizer um curso de final de semana sobre marketing digital e ouvir que para o seu negócio crescer é preciso estar presente na mídia social x, y e z, gerar conteúdo, fazer campanhas de publicidade, desenvolver ações de relacionamento, e além de tudo analisar os resultados deve refletir também sobre o quanto é possível um único profissional conseguir dar conta de todas essas atividades e entregar tudo com a qualidade que o seu negócio precisa para atingir os resultados desejados?
Por isso, não adianta buscar um profissional “pato” para sua empresa — aquele que conhecerá um pouco de cada coisa, mas não será bom em nada — pois possivelmente não poderá ajudar a sua empresa atingir os objetivos desejados.
O que a sua empresa pode fazer então?
Para conseguir acertar na escolha do profissional que a sua empresa precisa é muito importante ter clareza nos objetivos e no investimento disponível para alocar no marketing.
Vejo que há muitos profissionais especialistas qualificados disponíveis no mercado que poderão atender a sua necessidade. Assim, se sua empresa procura um responsável por atualizar, monitorar e gerar conteúdo para as páginas oficiais da sua marca ou empresa nas mídias sociais, um social media poderá ajudá-lo. Mas se você precisa de ajuda para gerenciar os anúncios da conta da empresa o gestor de tráfego poderá ser extremamente útil.
E se você ainda não possui recursos financeiros e tempo para cuidar de tantos canais digitais, será que não vale a pena pensar em se responsabilizar e gerir um único canal ou no máximo 2 e se dedicar a eles para obter resultados? Por exemplo, para uma empreendedora que possui uma pet shop talvez seja mais vantajoso ter um perfil no Google Meu Negócio atualizado e uma presença ativa no Instagram para se relacionar com o seu público alvo.
Conclusão
O objetivo do conteúdo foi fazer uma reflexão sobre um cenário que percebo com muita frequência quando empresas procuram profissionais generalistas de marketing e por isso recomendo que essa reflexão seja feita também pelos empreendedores que estão contratando. Como sugestão, a seguir estão algumas perguntas que podem ajudar a te dar um Norte e mais clareza para o que sua empresa procura e precisa:
- Qual o cenário atual da minha empresa?
- Meu objetivo é prospectar novos clientes ou trabalhar com a base que já tenho?
- Quantos novos clientes quero e tenho capacidade para atender a cada mês?
- Em quanto tempo (de preferência meses) pretendo alcançar minha meta de novos clientes (seja realista e trabalhe com o “humanamente possível”)?
- De quanto disponho financeiramente para investir mensalmente contando na remuneração do profissional e em ferramentas de anúncios?
- Já tenho algum histórico ou preciso começar as minhas iniciativas de marketing do zero?