Atendimento ao cliente: um objetivo importante para o sucesso da sua empresa

O consumidor está cada vez mais exigente, principalmente em um cenário em que a oferta de produtos e serviços aumenta rapidamente acirrando a concorrência entre empresas e com isso tornando o mercado ainda mais competitivo pela atenção de um cliente que além de satisfazer suas necessidades, deseja ter um bom atendimento e um ambiente em que se sinta bem e seja valorizado.
Mas você sabia que um dos pontos de maior concentração da perda de clientes se encontra no mau atendimento? Essa situação impacta bastante os pequenos e médios empreendedores.
Por isso, o objetivo desse conteúdo é enumerar os benefícios em oferecer um bom atendimento para o seu cliente e como você pode começar a dar foco nessa área da sua empresa.

Bom atendimento é o segredo para cativar o cliente

Segundo um levantamento realizado pela Zendesk, empresa de desenvolvimento de software para atendimento ao cliente, 64% das corporações dizem que o atendimento ao cliente tem um impacto direto em seu desempenho de negócio.

A pesquisa ainda mostra que o cliente procura um atendimento mais humanizado. Segundo o levantamento, 90% dos clientes afirmaram que gastarão mais com as empresas que personalizam o atendimento que oferecem.

O atendimento é uma das etapas mais importantes de todo processo de compra, pois de nada adianta excelentes produtos, preços competitivos, uma loja linda, super bem localizada que não tenha um bom atendimento. Por isso é crucial para o resultado positivo das organizações considerar o bom atendimento como um fator-chave para sua sustentabilidade.

Será que o atendimento ao cliente que sua empresa oferece hoje pode ser visto como um diferencial? 

O que a sua empresa pode fazer para melhorar o atendimento ao seu cliente

Quero trazer para você algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a melhorar o atendimento e gerar mais valor para os seus clientes.

 

  • Capacitação dos colaboradores: Capacite e realize treinamentos com seus colaboradores que estão na linha de frente. Aumente capacidade intelectual dos colaboradores, habilidades e o que diz respeito ao cumprimento das normas da empresa, ao conhecimento dos princípios e objetivos da organização e a resolução de problemas corriqueiros.
  • Tecnologia a seu favor: Com a disponibilidade dos multicanais possíveis, a comunicação e a troca de informações acontece de forma simples e rápida. 
    • Atendimento de excelência, qualidade e confiabilidade: o bom atendimento possibilita que a empresa se destaque em relação à concorrência e se beneficie da propaganda boca a boca, que ocorre quando os clientes indicam a organização para outros clientes, fortalecendo o crescimento da empresa.
  • Seja ágil ao responder solicitações: Não deixe o seu cliente esperando para responder um orçamento ou uma dúvida, além disso evite burocracias que criam barreiras em vez de facilitar o acesso a informações importantes na decisão de compra do seu cliente.
  • Ofereça acessibilidade: Esteja presente e disponível nos principais canais de comunicação (WhatsApp, telefone, chat, etc..) e use recursos (gravações, mensagens automáticas, etc, que tornem o seu cliente minimamente “acolhido” enquanto você não está online.

Conclusão

Manter um cliente vinculado a você compensa muito mais para os seu negócios do que tentar trazer novos. Então comece a refletir se a sua empresa tem oferecido uma atendimento de excelência para os seus clientes, pois caso a resposta for negativa, talvez possa ser o momento ideal para começar a criar iniciativas ou ações que cativam ou gerem fidelização dos clientes com a sua marca.

Aumente a percepção de valor da sua marca no mercado através de um relacionamento próximo da sua empresa com o seu cliente com a Cypriano Consultoria.

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