Muitas empresas podem apostar na parceria nos negócios para atrair e conquistar novos clientes, bem como para fidelizá-los com mais rapidez. Para tanto, criarem ações em conjunto com outros empreendimentos de modo que seja vantajoso para ambas as partes.
Além disso, para os micro e pequenos empresários a parceria de empresas será muito benéfica, uma vez que pode acontecer sem que haja altos custos de investimento. E o melhor, quando dois negócios de pequeno médio se unem, ajudam até mesmo a fortalecer o microempreendedorismo no país.
Esse tipo de estratégia pode ocorrer de inúmeras maneiras, no entanto, é importante que cada empresa avalie muito bem quais são as parcerias para negócios que realmente vão oferecer resultados positivos. Ou seja, que serão úteis para a aquisição de clientes.
Como fazer parceria nos negócios de sucesso para fidelizar clientes
Há diversas formas de colocar em prática uma parceria nos negócios quando o objetivo principal é a aquisição dos novos clientes. Uma delas consiste em se unir com empresas de outros segmentos, mas que possuam o mesmo público-alvo do seu negócio.
Afinal, é bem possível que nesse caso ambos os empreendedores tenham interesses em comum, inclusive, em criar ações que promovam uma maior fidelização dos clientes. Nesse sentido, uma empresa pode oferecer os produtos ou serviços de outros negócios como cortesia ou forma de recompensa para seus clientes. E assim, a marca parceria encontra mais um canal de divulgação.
Para visualizar melhor essa estratégia, é possível exemplificar com a seguinte parceria nos negócios: uma barbearia que tem como clientes em potencial do seu negócio pessoas do sexo masculino, principalmente, entre os 25 e 45 anos com alta renda pode ter como parceiros empresas de cosméticos masculinos e moda masculina, assim como cervejarias artesanais e de outros ramos similares.
A partir disso, a barbearia oferece como brinde para os clientes que realizarem agendamentos antecipados os produtos ou serviços das empresas parceiras, consistindo em uma união vantajosa para ambas as partes.
Isso ocorre porque enquanto a barbearia aumenta as chances de conquistar e fidelizar novos clientes por causa da recompensa entrega a eles, as marcas que cederem seus produtos e serviços vão se tornar conhecidas por novos consumidores, criando oportunidades para atrair clientes e alcançar mais clientes em potencial.
Além disso, vale a pena que a empresa que pretende oferecer os brindes faça parcerias com várias marcas, de modo que o seu cliente tenha a opção de escolher a recompensa que preferir de acordo com o seu estilo de vida.
Outro tipo de colaboração entre negócios com o mesmo público-alvo é montar kits de produtos, onde haja itens de cada um deles. Assim, os kits podem ser comercializados pelas empresas envolvidas na parceria ou serem sorteados em ações conjuntas entre as marcas. O mesmo pode ser feito em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e outras ocasiões especiais.
Dicas para firmar parceria de empresas vantajosa para seu negócio
Embora a estratégia de parceria nos negócios tenha grandes chances de obter sucesso com resultados positivos para as empresas envolvidas, é preciso estar atento a alguns aspectos. Entre eles, o primeiro é avaliar quais são as marcas que podem realmente contribuir com a atração e conquista de novos clientes, bem como a sua posterior fidelização.
Desse modo, é importante ser bastante criterioso para definir quais outras empresas você deve fazer a proposta de parceria. Ou seja, não adianta unir-se a uma marca que venda produtos e serviços que não sejam do interesse do seu público-alvo, daí também a necessidade de conhecer muito bem os seus clientes em potencial, inclusive, no que diz respeito as suas preferências e gostos.
Mais um aspecto essencial para que a parceria de empresas prospere é você apresentar uma proposta realmente atrativa, que faça com que os outros negócios visualizem o quão essa união é vantajosa. Para tanto, é preciso deixar claro todos os benefícios e oportunidades que a colaboração tem a oferecer para as empresas envolvidas.
Além disso, vale a pena acompanhar os resultados da estratégia para verificar se ela está mostrando os resultados esperados. E claro, nada impede que a ação sofra ajustes para que se torne mais assertiva, sendo essencial ainda que os empresários estejam realmente focados nessa parceria nos negócios.
A Cypriano Consultoria é uma empresa bastante experiente em estratégias de marketing, assim, possui o conhecimento necessário para ajudar o seu negócio a firmar parcerias de sucesso. Para tanto, auxilia a identificar o seu público-alvo, bem como parceiros em potencial para a sua estratégia de fidelização de clientes se tornar muito vantajosa para todos os envolvidos.
Gostou deste artigo? Quer continuar a explorar o tema ou tem alguma dúvida? Ficaremos felizes em ajudar! Não hesite em entrar em contato conosco acessando esse link.