O marketing digital em momentos de crise

De tempos em tempos, o mundo dos negócios passa por diversas mudanças: questões econômicas, políticas, tecnológicas e de saúde pública, que se expandirem em larga escala podem trazer períodos turbulentos e cheios de incertezas e influenciar diretamente na vidas das pessoas e empresas.

Atualmente estamos passando por uma dessas mudanças. Em decorrência de uma pandemia vários países estão em quarentena, pessoas não podem sair de suas casas e muitas empresas estão paradas.

Dessa forma, ficam os questionamentos: Como fica o papel do marketing em momentos assim? Como as empresas seguirão em frente? Qual a melhor maneira de reter clientes?

Crises podem gerar oportunidades

As crises possuem efeitos significativos na economia e causam muita angústia em vários empresários, principalmente nos empreendedores individuais por muitas vezes não disporem de reservas de capital suficientes que cubram despesas em período maior de suspensão de suas atividades. Mas não quer dizer que não exista uma luz no final do túnel, momentos assim podem ser poderosas fontes oportunidades e ensinamentos.

Por isso compartilho algumas dicas e um texto do fundador da Arezzo, Anderson Birman, com sugestões de como superar crises.

  • Agilidade e flexibilidade: uma reação rápida e a capacidade de se adaptar é de grande importância, pois ajudará a minimizar perdas materiais e emocionais;
  • Criatividade: momentos assim pedem para pensarmos fora da caixa, sendo assim busque alternativas que nem sempre estão dentro do campo de visão das alternativas que seriam possíveis durante a rotina comum de trabalho;
  • Se relacione com os seus clientes: procure conhecer seus clientes e monte um esquema para fidelizá-los, fazendo com que eles conheçam suas novas ofertas e estratégias de negócio;
  • Reveja processos: repense processos para reduzir custos e aumentar a produtividade;
  • Mantenha o foco: foque as energias no seu core business, que representa o ponto forte de uma empresa que deve ser trabalhado estrategicamente, aquilo que sua empresa faz melhor.

Levando em consideração esses aspectos, é preciso entender que o importante é refletir em como sair mais fortalecido e como será o futuro passado esse período de turbulência.

Seja criativo. A sobrevivência da sua empresa pode depender disso.

Ser criativo em momentos difíceis pode ser de grande ajuda para a sua empresa, ainda mais em ambientes extremamentes competitivos. A criatividade alimenta grandes ideias, desafia o modo como pensamos e abre portas para novos negócios.

Por isso destaco que as ações de marketing de relacionamento despontam como uma oportunidade para captação e manutenção de clientes. Para viabilizar isso, as mídias sociais são um importante canal de comunicação, criação e construção de relacionamentos com os consumidores.

Utilize as mídias digitais a favor do seu negócio em momentos de crise, afinal de contas nossa sociedade nunca esteve tão conectada. Hoje são encontradas inúmeras ferramentas acessíveis que podem ser utilizadas para manter o relacionamento com seus clientes. Basta saber qual se encaixa melhor nos objetivos da empresa e que seja de fácil e rápida operação.

Por exemplo, se você trabalha como empreendedor individual, por que não usar o whatsapp como canal de atendimento rápido e fácil para responder dúvidas dos clientes? Aproveite a oportunidade da troca de mensagens instantâneas em tempo real para criar um atendimento personalizado. Outra sugestão pode ser compartilhar notícias que tenham a ver com seu ramo de atuação.

Diante disso, se conecte com os consumidores através de conteúdos relevantes e úteis, utilize textos, vídeos, imagens e voz. Podcasts, transmissões ao vivo (lives), envio de mensagens por aplicativos junto com uma dose de criatividade podem trazer ótimos resultados, mas fique atento durante a criação de conteúdo, analise se é oportuno e se está de acordo com o seu plano de ação, pois isso ajudará que o tempo investido resulte em um retorno positivo para o seu negócio.

Concluindo, ajuste suas estratégias de comunicação e negócios para produzir resultados de forma rápida, ágil e criativa, o que será extremamente importante para trazer retornos positivos e manter os negócios ativos em tempos conturbados.

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