A clareza do que sua empresa deseja de um profissional marketing evitará dores de cabeça

Eu tenho visto muitas empresas abrindo vagas para profissionais serem responsáveis pelo setor ou atuarem no marketing — o que é muito positivo, pois demonstra que cada vez mais se está criando uma maturidade e dando uma importância maior para os profissionais e para a área. Mas infelizmente, essa demanda muitas vezes não acompanha alguns critérios, que devem ser analisados de forma clara e objetiva pela empresa que deseja realizar a contratação. Por isso, o objetivo desse conteúdo é poder responder alguns questionamentos e deixar uma reflexão sobre o tipo de profissional de marketing que sua empresa precisa.

Cada vez mais os empreendedores estão buscando conhecimento para entender as mudanças rápidas do mercado, e considero extremamente válida a busca desse conhecimento por demonstrar profissionalismo e ajudar a compreender melhor o contexto em que o seu negócio vive, até por que com o crescimento do uso da internet e dos ambientes virtuais, novos recursos ficam disponíveis, tornando o marketing digital muito vantajoso e até barato em relação ao marketing tradicional.

Contudo, é preciso deixar claro que se você fizer um curso de final de semana sobre marketing digital e ouvir que para o seu negócio crescer é preciso estar presente na mídia social x, y e z, gerar conteúdo, fazer campanhas de publicidade, desenvolver ações de relacionamento, e além de tudo analisar os resultados deve refletir também sobre o quanto é possível um único profissional conseguir dar conta de todas essas atividades e entregar tudo com a qualidade que o seu negócio precisa para atingir os resultados desejados?

Por isso, não adianta buscar um profissional “pato” para sua empresa — aquele que conhecerá um pouco de cada coisa, mas não será bom em nada — pois possivelmente não poderá ajudar a sua empresa atingir os objetivos desejados.

O que a sua empresa pode fazer então?

Para conseguir acertar na escolha do profissional que a sua empresa precisa é muito importante ter clareza nos objetivos e no investimento disponível para alocar no marketing.

Vejo que há muitos profissionais especialistas qualificados disponíveis no mercado que poderão atender a sua necessidade. Assim, se sua empresa procura um responsável por atualizar, monitorar e gerar conteúdo para as páginas oficiais da sua marca ou empresa nas mídias sociais, um social media poderá ajudá-lo. Mas se você precisa de ajuda para gerenciar os anúncios da conta da empresa o gestor de tráfego poderá ser extremamente útil.

E se você ainda não possui recursos financeiros e tempo para cuidar de tantos canais digitais, será que não vale a pena pensar em se responsabilizar e gerir um único canal ou no máximo 2 e se dedicar a eles para obter resultados? Por exemplo, para uma empreendedora que possui uma pet shop talvez seja mais vantajoso ter um perfil no Google Meu Negócio atualizado e uma presença ativa no Instagram para se relacionar com o seu público alvo.

Conclusão

O objetivo do conteúdo foi fazer uma reflexão sobre um cenário que percebo com muita frequência quando empresas procuram profissionais generalistas de marketing e por isso recomendo que essa reflexão seja feita também pelos empreendedores que estão contratando. Como sugestão, a seguir estão algumas perguntas que podem ajudar a te dar um Norte e mais clareza para o que sua empresa procura e precisa:

  • Qual o cenário atual da minha empresa?
  • Meu objetivo é prospectar novos clientes ou trabalhar com a base que já tenho?
  • Quantos novos clientes quero e tenho capacidade para atender a cada mês?
  • Em quanto tempo (de preferência meses) pretendo alcançar minha meta de novos clientes (seja realista e trabalhe com o “humanamente possível”)?
  • De quanto disponho financeiramente para investir mensalmente contando na remuneração do profissional e em ferramentas de anúncios?
  • Já tenho algum histórico ou preciso começar as minhas iniciativas de marketing do zero?

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