Como está a relação da sua empresa com o cliente?

Muitos empreendedores acabam se queixando de que suas vendas não aumentam e de que não conseguem trazer novos clientes, mas você sabia que a solução para esse problema pode estar relacionada ao fato de sua empresa não manter uma proximidade com o seu consumidor?

Compreendo que o dia a dia dos responsáveis por micro e pequenas empresas é muito corrido e que isso acaba impactando no foco que damos ao relacionamento com o consumidor, pois a resolução de problemas de maior complexidade acaba sendo a prioridade.

Nesse conteúdo quero compartilhar com você alguns conceitos e algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a manter um relacionamento melhor com os seus clientes, impactando de forma positiva na geração de negócios.

O relacionamento com o cliente agrega valor ao seu negócio

Com o avanço da tecnologia, principalmente na parte de comunicação em decorrência do uso de redes sociais, a forma de consumo das pessoas foi impactada, pois acessar informações de uma marca está muito mais prático. Diante disso, como a sua empresa pode se manter diferenciada e competitiva, em um cenário onde produto ou serviço de qualidade e preço competitivo não mais são fatores absolutos e determinantes para os negócios?

Uma das alternativas para responder a esse questionamento é investir no relacionamento com os seus clientes, pois quando uma empresa consegue retê-los, ela não precisa gastar tanto para convencer essas pessoas sobre a compra e nem ter o custo de reversão de clientes perdidos. Dessa forma, acaba ficando mais fácil e barato falar com quem já teve uma experiência positiva e conhece sua marca.

Como sua empresa pode se relacionar melhor com o seu cliente

Para Kotler (2003), o principal desafio de uma organização está na difícil tarefa de satisfazer os clientes e principalmente fidelizá-los; para isso, há incessante necessidade da busca pela excelência no atendimento e de investimento em processos focando na experiência do cliente e – por último mas de forma alguma menos importante – de valorizar as pessoas, com o intuito de criar e fortalecer a cultura da empresa que, com menos rotatividade, facilita até mesmo para que o cliente tenha referências de contato a longo prazo, tornando o vínculo mais estreito e o atendimento até mais rápido, dependendo do caso. O atendimento aos clientes deve ser prioridade e fazer parte da estratégia do marketing de relacionamento. Falhas no atendimento podem colocar em risco todos os esforços e resultados da empresa. O atendimento de excelência vai muito além da gentileza ou boa educação: é preciso investir em infraestrutura moderna e principalmente na capacitação de colaboradores que estão na linha de frente com os clientes; caso contrário, tudo pode ser colocado em risco.

Baseado na citação acima, separei estas 5 dicas para você começar a colocar em prática com os seus clientes.

  1. Saiba quem é o seu cliente: Saber identificar quem são os seus clientes é o primeiro passo para o êxito de qualquer organização.
  2. Personalize o atendimento: Entenda as reais necessidades do seu cliente e ofereça para ele o que precisa no momento adequado.
  3. Seja ágil e não deixe o cliente esperando: Evite deixar o cliente esperando por muito tempo para ser atendido, dessa forma você diminui o risco de perdê-lo. Por exemplo, um cliente envia uma mensagem pedindo um orçamento pelo WhatsApp e só é respondido um dia depois do envio, isso pode ser um erro grave quando se torna algo habitual.
  4. Mantenha contato após a compra: Fique presente após o fechamento de negócios com seu cliente, isso fará com que sua empresa seja lembrada. Por que não enviar uma mensagem para ele perguntando sobre a experiência com o seu produto / serviço?
  5. Tenha um histórico do seu cliente: Utilizar os dados dos cliente pode ajudar nas tomadas de decisões mais assertivas e nisso a tecnologia pode facilitar muito a tua vida.

Conclusão

Ter um foco direcionado no relacionamento com o cliente é muito importante para que qualquer empresa estabeleça conversas e relações significativas com sua audiência, pois quando isso ocorre ele se torna leal e passa a promover o produto / serviço e a sua marca de forma natural.

Aumente a percepção de valor da sua marca no mercado através de um relacionamento próximo a sua empresa com o seu cliente com a Cypriano Consultoria.

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